sttoria: audiobooks customizados
Crie sua conta gratuitamente
0:00
Havia uma vez um garotinho repleto de risadas e travessuras chamado Jojo. Ele tinha cachos loiros como os raios do sol e um sorriso que poderia iluminar até o dia mais cinzento. O mais precioso para Jojo era seu irmãozinho Ben, que sempre ria com suas palhaçadas. Jojo amava passear pelo parque com Ben e seus amiguinhos, especialmente para brincar de pique-pega e esconde-esconde.
Certo dia, o sorriso de Jojo ficou ainda mais largo quando ouviu falar do Grandioso Torneio dos Amigos, uma tarde inteira de jogos e gargalhadas. Ele estava seguro de que levaria todos os prêmios com seu irmão e amigos ao seu lado!
Entre os amiguinhos estavam Lila, a menina com tranças que pareciam cordas de saltar; Tito, o garotinho com óculos que sabia contar histórias como ninguém; e Maya, a menina de sorriso doce que corria tão rápido quanto o vento.
Quando o torneio começou, Jojo competiu com toda a alegria do mundo. Ele saltou nos sacos de batata, teceu entre os cones de futebol e caçou os tesouros escondidos com uma velocidade que faria um super-herói invejar. Mas, às vezes, o pomposo balão da vitória de Jojo esvaziava. Ele tropeçava, ou tinha que reparar algo, e os prêmios iam para as mãozinhas animadas de seus amigos.
'Não é justo!', gritou Jojo, vermelho como um tomate maduro. 'Eu queria ganhar!'. Ben o olhou com seus olhinhos curiosos e tristes. Tito, Lila e Maya se juntaram ao redor de Jojo, seus sorrisos hesitantes.
'Jojo,' Maya disse gentilmente, 'é só uma brincadeira. Todos nós vencemos e perdemos às vezes.'
'Mas eu queria mostrar como sou bom em tudo para vocês,' Jojo fungou, limpando uma lágrima rebelde.
'Você já nos mostrou!' Tito exclamou com um sorriso. 'Você é o melhor em nos fazer rir e curtir o dia. Não importa ganhar ou perder, contanto que nos divirtamos juntos!'
Lila estendeu uma trança, como se fosse um presente. 'E olhe isso, eu tropecei e minha trança caiu na lama, mas foi tão engraçado que todos nós rimos até as barrigas doerem!'
Ben, com um sorriso tímido, puxou a manga de Jojo. 'Você é meu campeão, irmão, mesmo quando o jogo não está ganho.'
As palavras de seus amigos e irmão afundaram no coraçãozinho de Jojo como pedrinhas num lago. Ele sorriu, um sorriso pequeno a princípio, mas que cresceu até brilhar de novo. 'Está certo!', Jojo concordou. 'Ganhar é bom, mas brincar com vocês é o melhor prêmio de todos!'
E assim, armados de gargalhadas e brincadeiras, os amiguinhos e irmãos continuaram a jogar, vez após vez. E Jojo entendeu que a verdadeira vitória era o sorriso compartilhado e a amizade que florescia, seja na vitória ou na derrota.
O torneio terminou com aplausos e confetes, e todos ganharam abraços e lembranças para uma vida inteira. Jojo, com olhos brilhantes, abraçou Ben e seus amigos. 'Da próxima vez que a gente brincar,' ele disse, 'não importa se eu ganhar ou não, porque estar com vocês é o que me faz o menino mais feliz do mundo!'